quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O MELHOR DE TODOS OS SENTIDOS

Com certeza,  poder enxergar, tocar, são sentidos maravilhosos, poder sentir sabores é muito bom.
Mas o sentido que mais aflora em mim minhas emoções e lembranças é o olfato.
O olfato nos leva de volta ao passado nas melhores e as vezes nas piores lembranças em questão de milésimos de segundos.
Fala a verdade tem coisa melhor que acordar com cheirinho de café???

E uma mesa de café da manhã com todos aqueles aromas  misturados de  pães, frutas, leite quente, achocolatado, bolos....

Muitas vezes a gente pensa que não esta com fome mas basta um cheiro de uma comidinha caseira invadir nosso nariz e pronto a fome bate como cometa no estomago!

Agora vai chegando fim de ano, época de festas, nada como um bom lombo de porco assando no forno pra gente lembrar que opa é Natal!!! isso pode acontecer em qualquer época do ano na verdade, mas cheiro de lombo assado pra mim tem cheiro de natal, portanto quando faço em qualquer outra época do ano é um natal fora de época pra mim!

Para apreciadores de vinho e mesmo eu que conheço muito pouco, poder distinguir os aromas vindo deles, como terra molhada, chocolate e até pimenta chega a ser quase mágica! Mas é preciso treino!

Eu tenho na memoria muitas lembranças dos meus filhos quando pequenos, porém, muitas delas eu nem sei que possuo, mas basta um cheirinho em especial, e sou capaz de lembrar de coisas sobre eles que eu pensei jamais poder ter lembrado.
A mesma coisa acontece com algumas situações do meu casamento, quando tento lembrar de certas coisas, certos momentos e não consigo tenho a consciência que basta o cheiro certo e a lembrança vai surgir tão certa como 2+2=4!
Toda lembrança tem um cheiro, tem gente que guarda suas memorias com canções, as minhas todas são cheiros... sera que mais alguém é assim?
Bisnaguinha com manteiga e suco artificial de laranja me leva na hora do recreio no meu primeiro ano de colégio, e através desse cheiro posso lembrar do nome da professora.....
O odor do mato molhado misturado com esterco de cavalo(isso mesmo gente coco), me lembra os melhores fins de semanas da infância quando ia pro interior com minha vó na casa dos tios.
O perfume de lavanda me leva ao inicio da minha adolescência, poque meu primeiro perfume se chamava Lavanda Pop da Boticário e eu nem sei se existe ainda.

Cheiro de bolo assando me lembra a minha vó, mas não é cheiro de qualquer bolo, é cheiro de bolo simples, bolo de bolo sabe, sem ser chocolate, fubá ou cenoura, apenas bolo.

Frango com coentro e macarronada com bastante cebola no molho e ervilhas me lembra os almoços de domingo que minha vó fazia. odeio coentro mas o frango dela era incontestável de bom.

Depois tem o cheiro do creme Johnson que minha tia usava, me lembro dela de toca no cabelo.

Tem o cheiro de um determinado shampoo que me lembra meu marido no inicio do namoro, e alguns cheiros de cigarro também, porque na época fumava. Alias o cheiro de cigarro misturado a bala halls me lembra os beijos nele.
Lembro do cheiro do dia do meu casamento, do dia que meus filhos nasceram, da primeira vez que vi o mar, da primeira viagem de avião, dos parques da Disney, de Fernando de Noronha, basta eu fechar os olhos e só pensar em algo que os cheiros, todos eles vem, e as vezes o cheiro vem primeiro e as lembranças na sequencia.
Agora trabalhando mais perto de casa tenho a oportunidade de ir almoçar em casa, e andando pelas ruas, sinto o cheiro de bife nas casas,

 do alho dourando pro arroz

 da roupa limpa no varal 

e tenho me recordado todos os dias de quando menina, vinha da escola para casa de a pé com as amigas e sentia todos esses cheiros pelo caminho...

Os cheiros trazem muitas lembranças, carregadas de saudade, eles se vão mas a saudade fica!

E Você qual o cheiro que te traz boas lembranças?

*Todas as imagens foram tiradas da internet

Bjucas soOonhadoras pra vocês e cheias de boas lembranças carregadas dos melhores cheiros!

3 comentários:

  1. Adorei o seu post e o texto incrível em que profundamente me revejo, porque, para o bem ou para o mal, o olfato é o veículo das minhas memórias. Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que lindo texto!
    Também tenho muitas memórias olfativas e o olfato é, também em mim, um sentido muito apurado!
    Quando eu era pequena morava numa rua perto dum restaurante cuja especialidade eram as iscas de fígado. Eu não apreciava iscas, mas adorava o cheiro delas, que vinha do restaurante! Por brincadeira eu dizia que era capaz de comer o cheirinho com pão!
    Fico contente por usares as pegas! Usa também o paninho (já não me lembro como é!).
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Maruldinha!

    Que big post e com cheiro, hein!

    Tenho um olfato apurado, mas os cheiros não me fazem lembrar assim nada em especial. Não gosto de café, nem de comidas mto intensas. Gosto de odores mto suaves, quase sem cheiro.

    Os sentidos, que considero mais importantes são a visão e o tato. Com eles tudo vemos e detetamos.

    FELIZ NATAL E EXCELENTE ANO NOVO!

    Beijos e até 2018.

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!