terça-feira, 1 de março de 2016

DOMINGO É DIA DE???????????????????

Bem em muitos lares brasileiros domingo é dia de macarronada sim!!!
Eu adoro macarrão, de qualquer jeito de qualquer forma, e neste domingo eu não fugi a regra, fui pra cozinha, e preparei uma incrível massa, que ficou deliciosa, e o melhor a receita eu tirei da minha cachola mesmo, juntei o que tinha na dispensa, um bom vinho, e dei o seguinte nome:

MACARRÃO AO MOLHO CREMOSO COM ISCAS DE CARNE E MANJERICÃO(ficou grande né, mas eu gostei do som kkkkk)

INGREDIENTES:

400 grs de massa de macarrão tipo talharini mas aquele mais grosso tipo com 2 cm de espessura.
2 caixinhas de creme de leite
1/2 copo de leite
1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
4 folhas de manjericão(2 verdes/ 2 roxas)
1/2 lata de ervilhas em conserva(mas aconselho a usar as frescas é que eu não tinha em casa)
1 cebola média picada
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
4 bifes médios de contra filé sem a gordura(mas acho que pode ser qualquer carne que tenha na geladeira)
Manteiga o quanto julgar necessário

MODO DE PREPARO:

Corte os bifes em tiras finas, tempere-os a gosto(sal, pimenta, alho como desejar)
Em uma panela coloque uma colher de manteiga e frite levemente os bifes em porções pequenas(não coloque tudo de uma vez) conforme as tirinhas forem ficando no ponto(nem mal passada e nem seco demais) vai tirando e colocando em um prato junte mais uma porção e frite novamente se julgar necessário coloque mais manteiga.
Esse sistema de fritar aos pouco com a manteiga vai criar uma crosta na panela e é essa crosta que é o ''tcham'' desse molho.
Após fritar as carnes nessa mesma panela junte mais uma colher de sopa de manteiga e as cebolas, abaixe o fogo e tampe para que a cebola comece a cozinhar e soltar água, essa água da cebola vai soltar todo a crosta da panela e ela vai ficando douradinha.
Após a cebola ja estar frita e douradinha, junte as caixinhas do creme de leite com soro, as folhas de manjericão, mexa bem, enquanto esse molho vai encorpando, coloque a colher de farinha de trigo no copo de leite para diluir e junte também ao molho, coloque sal, pimenta do reino e vá mexendo sempre.
A intenção não é um molho aguado e também não é um molho tipo patê, portanto se achar que esta muito encorpado coloque um pouco de leite, se achar que esta muito aguado ainda diluia mais um pouco de farinha de trigo em mais pouco de leite e junte ao creme.
O ponto ideal é aquele que mais lhe convier.
Mexa sempre por uns 5 minutos até encorpar , veja como esta de sal, pimenta, junte as ervilhas e as tiras de carne fritas, mexa por mais um minuto e pronto.

Monte os pratos com a massa, e despeje o molho por cima, coloque queijo ralado e salpique cebolinha picada, com um bom vinho , essa massa ficou espetacular....




o molho seria um molho branco, se não tivesse o sabor da crosta da carne com manteiga, e como podem ver se fossem ervilhas frescas a foto tinha ficado bem mais bonita, mas posso garantir ficou dos ''deuses'', ficou tão bom que vou repetir mais vezes......

E você o que gosta de comer aos domingos????


Bjucas soOonhadoras


5 comentários:

  1. A avaliar pelo aspeto, ficou mesmo muito boa. Ao domingo gosto de comer um bom assado que fica cozinhando no forno, enquanto eu saio.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nina e vc não tem medo de sair e deixar o assado no forno, afim de perder o ponto e ele virar carvão? Ou seu forno é daqueles super hiper modernos que se desligam sozinho???
    Eu não consigo fazer isso, porque meu forno ainda não tem essa função!!!bjucas

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, a macarronada parece deliciosa! Também gosto muito!
    Ao domingo quem trata do almoço é o meu marido... no restaurante!!!
    Vou ficar bem! Obrigada pelas palavras de conforto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, dotes culinários maravilhosos heim amiga!
    Vc achou o nome da receita longo, mas ficou muito chique viu?
    Amei a receita!
    Bjsssss amiga e um ótimo finalzinho de tarde p/vcs

    ResponderExcluir
  5. Amiga...o aspeto é delicioso e levo a sugestão!
    Quanto ao que se come ao domingo...não faço diferenciado dos outros dias!
    Por aqui usamos muito o cozido ou o grelhado! Bj

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!