sexta-feira, 19 de junho de 2015

Eu posso, você pode...


Há um ano comecei em uma etapa em busca de mais saúde, estou acima do peso desde meus 18 anos, sempre fui meio ‘’fortinha’’, mas após minha primeira gravidez os 25 quilos ganho, nunca mais foram perdidos, mas isso nunca foi uma coisa que me incomodou, me tirou o brilho de viver, nunca nesses anos todos tive minha autoestima ‘’incomodada’’ com os quilos extras, sempre me aceitei e me aceito.
Mas o fato é que não é só o excesso de peso, mas querendo ou não muitas coisas precisam ser revistas depois de certa idade, como ânimo, disposição e saúde de uma forma geral, e claro que o excesso de peso contribui para uma baixa na qualidade de vida então é preciso repensar, e penso que ser gordinha ok, mas tem que ser saudável, e ai que comecei depois de um bom incentivo do meu marido, a me preocupar com essas questões, que até então confesso que não ligava muito, na verdade quase nada.
Há uns dois anos ele começou a correr por hobby, e nessa época adquiri para usar em casa uma bicicleta elíptica, conforme as propagandas prometem ‘’milagres’’ fui ficando animada, enquanto ele saia para correr com os amigos, ou sozinho eu aproveitava e me exercitava em casa, mas confesso, mas por uma comodidade, nem tão cômoda assim, pois já havia frequentado a academia uma época, e com certeza o ambiente de uma academia da mais animo, às vezes fazer exercícios em casa é meio monótono, em minha opinião!
Assim fui fazendo, ele ‘’crescendo’’ na corrida participando de pequenos campeonatos de 5 km que iam aparecendo, e eis que por motivos físicos foi necessário que ele começasse a fazer academia para fortalecer os músculos, porque para correr, ao contrario do que se pensa não basta por um tênis no pé e sair por ai, mas isso são detalhes que só descobrimos quando vamos nos aprofundando no assunto. Hoje ele se prepara para uma maratona de 42k em Buenos Aires em outubro.
Ele sempre me convidava para ir pra academia, mas eu sempre dizia que eu tinha minha própria academia em casa, o tal do comodismo era a minha perfeita desculpa!
Mas confesso que os comentários dele sobre como ele se sentia após as corridas como ele emagreceu, ganhou saúde teve uma normalização do colesterol que sempre foi altíssimo ao ponto de começar a tomar remédio aos 35 para prevenção de infarto do miocárdio, enfim todas as coisas positivas que ele trazia nos comentários e os próprios benefícios que eu visualizava nele me deixavam com uma pulga atrás da orelha, e eu comecei a sentir uma curiosidade sobre esse bem estar, e um dia ele disse para mim que queria ter pique para brincar com os netos... Confesso foi nesse momento que pensei: ‘’Será que eu vou ter esse mesmo pique? Disposição? Saúde?’’.
Depois disso me matriculei na academia com ele, para fazer o Funcional, um tipo de atividade muito em alta hoje, e que peguei gosto, isso foi em maio do ano passado, em junho, passei com uma nutricionista, para me reeducar, estava começando a transformação da minha vida, mas é bom esclarecer que nenhuma dessas atitudes foi focando em ficar magra, porque na verdade eu nem me vejo tipo assim uma Gisele Bündchen, mas eu sabia que isso me levaria a perder peso, mas sem pressa e com saúde,  nesta época eu pesava 93 quilos.
Em casa a dieta foi geral, todo mundo aprendeu a comer legumes, coisa light, leite desnatado, arroz integral, frutas as bolachas recheadas, refrigerantes, doces, passaram a não fazer parte da lista de compras, meus filhos se vão a uma festa ou comer algum lanche as vezes tomam refrigerante, eu raramente, deixo os abusos para os chopps, as cervejas de trigo e vinho, as vezes até abuso um pouco, mas se comparar com antes hoje sou um exemplo!
Uma vez na semana comemos uma pizza, um lanche, mas não é mais 3 ou 4 vezes na semana como antes.
Seis meses depois em retorno a nutricionista eu havia emagrecido 5 quilos, com total saúde, me sentia mais disposta, meu físico respondia bem  as atividades, e eu me sentia ótima.
Em setembro do ano passado eu comecei um pequeno treino de corrida, mas não estava focada nisso, eu só queria saber qual era o ‘barato’ de correr, eu queria me sentir como meu marido, mas minha falta de preparação física me prejudicou no fim de outubro tive uma trinca na cartilagem do joelho, conclusão, dores , tive que parar um tempo com academia, em troca veio a fisioterapia e consequentemente a corrida ficou para trás, fiquei triste, porque confesso que quase já sabia qual era o ‘’barato’’ da coisa, mas estava tão feliz com academia que só o fato de eu conseguir voltar depois de um mês la já era alguma coisa pra alguém tão sedentária como eu.
Voltei bem de leve com academia até sentir que estava bem do joelho, e no fim de abril comecei com uma tabela de corrida para iniciantes, importante esclarecer que o peso não é empecilho nenhum, o maior empecilho esta dentro de cada um, nesta tabela que tem a duração de quatro meses, há uma promessa (e posso dizer que verdadeira) que no período de 12 semanas, você será capaz de correr por 30 minutos sem parar, la ensina como fazer com sua frequência cardíaca, como controlar, e com o incentivo do meu maior incentivador(meu  corredor referido, meu marido...vai que um dia ele lê meu blog né! Rsrsrs) comecei este treinamento, faltam apenas, 2 semanas, mas hoje já corro os 30, peguei gosto mesmo, me sinto livre, a cabeça é outra, é meu melhor momento comigo mesmo...meus pensamentos, meus sentimentos, minhas ideias, meu corpo, minha alma....
E no total hoje já estou  7 quilos mais magra , o melhor de tudo é que é um processo lento, mas valido, porque o melhor pra mim, não é a perca do peso, mas subir uma escada como se estivesse caminhando, é ter disposição pra voltar correndo em casa e buscar algo que esqueci,sem perder fôlego, é não ter preguiça de ir em uma padaria ou mercado de a pé, e o melhor fruto disso experimentei na minha viagem para Noronha no fim de ano, onde as caminhadas e trilhas são os passeios de praxe...enfim a saúde que ganhei é o que conta a perca de peso é o pequeno lucro!
Corro  3 vezes na semana, e nesta 3ª-feira, correndo no parque onde vou, uma mulher da minha idade, e gordinha como eu, quando fui passar por ela, ela virou e me disse:’’ Eu gostaria de correr também mas não aguento’’, eu desacelerei um pouco mas não podia parar naquele momento para dar a atenção que ela precisava(me arrependi por isso), mas no meu pique enquanto fui passando por ela respondi: ‘’Aguenta sim, se eu posso, você também pode!”.
Eu não a encontrei na próxima volta, mas se um dia a ver de novo, vou parar dar umas dicas que não me custa, mas as quais já deixo aqui: Faça uma academia, para fortalecer os músculos, por uns meses antes, depois compre um tênis bom, eu recomendaria o adidas energy boost(o melhor na minha humilde opinião de iniciante) e claro força de vontade, no inicio não é fácil, mas depois é tão gostoso!
E para quem deve estar se perguntando.... Não eu não quero virar atleta, ao contrario do meu marido eu não tenho pretensão nenhuma de correr nenhuma maratona seja ela de qualquer km que for, quero continuar correndo e meu sonho quanto a corrida hoje é sair de casa e correr por uma hora, e quando chegar nesse patamar eu vejo se já estará bom para mim, vou ouvir meu corpo, meu coração, porque se tem uma coisa que eu prezo é a vontade de fazer somente as coisas que me faz bem e me deixa feliz!


ESTE É EXATAMENTE O TÊNIS QUE USO, CONFESSO QUE FAZ TODA A DIFERENÇA


Bjucas SoOonhadoras!

2 comentários:

  1. Que legal ler seu relato!
    Por vários anos eu fui super preguiçosa pra exercícios físicos e tive uma fase bem sedentária, dormindo super tarde e comendo errado. Resultado: mesmo sendo bem jovem (tinha 18 na época) o corpo reclamou! Minha imunidade caiu muito e eu vivia doente. Anos depois eu entendi o valor que tem uma boa alimentação e a prática regular de exercícios; hoje já não saberia levar aquela vida.
    Assim como você, eu acredito que o que deve nos guiar nessa jornada é saúde e disposição. Querer ter o corpo da fulana não leva a nada, o que deve nos motivar é sempre procurar ter uma versão melhor de nós mesmos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Anne vc tem toda razão adorei a definição uma melhor versão de nós mesmos!
    Bjucas

    ResponderExcluir

Seja bem vinda(o)!!!! Feliz pela sua visita!!

Obrigada por me acompanharem!